iconos5

“Tomem cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios” (Efésios 5.15).

De modo breve e objetivo, analisemos o verso acima:

Tomem cuidado […]:
Paulo, o velho e sapientíssimo apóstolo, faz-nos uma advertência para o nosso bem. Devemos prestar muita atenção às coisas e às pessoas. No popular diz-se que “todo o cuidado é pouco”.

Com a maneira como vocês vivem […]:
O cristão não deveria viver “de qualquer jeito”. Lamentavelmente, especialmente entre os protestantes, fala-se muito e realiza-se de modo que fica a desejar… Há quem discorde desta minha opinião, e isto é algo natural. Devo dizer que não pretendo ter o monopólio da verdade. No entanto, a verdade se mostra por si mesma – em atitudes. Afinal, não disse o Cristo que “pelos frutos” seríamos conhecidos!?

Que não seja como insensatos […]:
O in-sensato é aquele que age sem pensar.
Exemplo básico: atravessar um sinal vermelho pode resultar, além de multa, em um gravíssimo acidente.

Mas como sábios:
Sábio não é o que detém conhecimento; é o que age sobriamente. Salomão demonstrou sua “sabedoria” em atitudes diante do povo de Israel e não através de sua intelectualidade, qual, aliás, era muita – a maior de seu tempo.

Paulo, o apóstolo, provou ser sábio em missões, pregações e – sobretudo – em ações-testemunhos diante de cristãos e judeus.

Conheço alguns intelectuais que agem de modo horrendo; admiro alguns homens e mulheres simples que demonstram toda a sabedoria em amor, traduzido em cuidados por outrem.

Deus seja conosco, hoje e sempre!

PCSampaio

Pastor e radialista
5585 9 9982 1165 WhatsApp
Skype pcesarsampaio
E-mail paulocesar@benedictus.com.br

https://www.facebook.com/pcesarsampaio