“O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios” (Prov. 20.19)

Fica sabido que o ser humano é gregário, isto é, ele tem necessidade de estar junto de pessoas, e de falar – e de ser ouvido.

Fica combinado que pode-se falar à vontade e, ao seu tempo, deve-se ouvir os outros também. Esportes, ciências, economia, política, Internet, etc., tudo é assunto que não pode faltar em uma roda de conversas. Uma roda de conversas é um universo de encontros e desencontros, de chegadas e partidas, de concordâncias e discordâncias mil. Mas é assim mesmo: tudo ‘rola’ na roda. Até segredos que jamais deveriam ser contados acabam por ser descobertos! e aqui mora o perigo que gostaria eu de alertar aos meus poucos amigos e quase sete leitores. Todo o cuidado é pouco! No calor das emoções, um segredo revelado pode criar asas e voar, e atingir a muita gente, e causar danos irreparáveis…

Então, como comportar-se em uma roda de conversas?

1. Observe o tema dominante.

2. Ouça as diversas opiniões.

3. Não tenha pressa em falar. Ouça a todos, fale por último.

4. Se você já tem opinião formada sobre o tema, fale com naturalidade, em tom ameno (nem baixo nem alto).

5. Evite expressões tipo “discordo de você”; prefira dizer “penso ligeiramente diferente”… e, assim, exponha o seu pensamento.

6. Caso haja oposição forte à sua opinião, diga “respeito o seu posicionamento, mas mantenho o meu”.

7. Evite elevar o tom de voz de sua opinião e/ou réplica. Melhore os seus argumentos, sem elevar a sua voz.

8. Evite usar ‘tom professoral e/ou formal demais’ enquanto você se expressa. Nada mais pavoroso do que a gente ouvir alguém se comportar como se fosse a expressão máxima e dominante do tema em pauta.

Jamais – jamais revele segredos (intimidades, principalmente) seus e/ou de sua família. Entenda que família é sagrada e as questões internas devem, devem permanecer como tal – internas.  O problema não é falar muito, o problema é revelar segredos! Seja seletivo – sim, seja seletivo em suas amizades e para quem você deve confiar um segredo.

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO   Skype pcesarsampaio  Email paulocesar@benedictus.com.br