Provérbios 30:26

Os arganazes são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha.

Antes de tudo imperativo é que entendamos o que é, de fato, um arganaz.

Acha-se mencionado quatro vezes na Escritura: em Lv 11.5 – em Dt 14.7, entrando no número daqueles animais, de que ninguém se podia alimentar, porque ‘ruminam, mas não têm a unha fendida’ – em Sl 104.18, como achando abrigo nas rochas – e em Pv 30.26, pertencendo às quatro pequenas coisas, que são muito sábias: ‘povo não poderoso, contudo fazem a sua casa nas rochas.’ o que se traduz por ‘arganaz’ é o Hyraz Spria-cus. Destes animais, parecidos com o nosso coelho, há ainda abundância na Síria – vivem nas rochas e procuram refúgio logo ao menor sinal de perigo.

De toda a descrição acima, mais vale a pena gravar na mente isso “povo não-poderoso, contudo fazem a sua casa nas rochas”. 

Para o meu leitor, que tem inteligência acima da média, já percebeu que esse tal de “Arganaz”, na verdade, é um tipo de coelho – sim, um tipo, mas não um coelho! O arganaz é de frágil compleição, embora extremamente ágil e inteligente, pois põe a sua casa na rocha – isso mesmo, na rocha! Vejamos o verso bíblico acima:

OS ARGANAZES SÃO UM POVO DÉBIL: são frágeis estruturalmente. São frágeis de aparência. Mas, são ágeis e estão sempre alertas ao menor sinal de perigo. Sabem eles que na(s) rocha(s) irão encontrar seguro abrigo. Isso nos remete à nossa estrutura igualmente frágil. O problema é que, ao contrário dos arganazes, a gente põe a confiança em outras coisas e pessoas – e daí vem enorme decepção! Se puséssemos nossa confiança na Rocha – que é Jesus Cristo – seríamos tão sábios como os arganazes.

CONTUDO PÕEM A SUA CASA NA ROCHA: releia o parágrafo acima. Pronto! Vá e faça o mesmo!

De uma vez por todas: construa a sua casa sobre a Rocha!

Pare de ser um coelhinho assustado!

Seja um ARGANAZ! Sim – você, um Arganaz!

Que Deus tenha piedade de nós! Senhor, tende piedade de nos!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 99882 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br