1 Coríntios 1:18

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus

Hum – penso que atrai a atenção de meu leitor com o título “vendo de perto, ninguém é normal”.

A Psiquiatria define a loucura como uma doença orgânica, que recebe um nome – esquizofrenia – e que necessita de um imediato tratamento farmacológico para eliminar o pensamento e o comportamento do indivíduo.  A Psicanálise define-a como algo que “faz parte de cada um de nós”, está em nosso inconsciente, e “louco-varrido” vem a ser aquele que não resistiu à constante luta que se desenvolve em e dentro de si.

Fica sabido que os conceitos de loucura divergem entre os saberes da Medicina, desde sempre.

Analisemos o verso bíblico acima, como de praxe:

PORQUE A PALAVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE SE PERDEM: em tão curta frase temos duas “loucuras”: 1. A palavra da cruz sempre foi loucura e deve(rá) sê-lo.  A cruz é símbolo de maldição; mas é também de salvação; 2. Na cruz Jesus sofreu, e chorou, e verteu sangue para que eu hoje pudesse ser salvo, chorar de alegria, e me sentir com a alma e espírito ‘lavados’ por aquele precioso sangue do inocente que deu a própria vida – na cruz – em meu lugar. Louco mesmo é aquele que a isso não atenta; pior dos mundos: declara que tudo não passa de uma histeria coletiva engenhosamente engendrada pelos discípulos de Jesus Cristo.

MAS PARA NÓS, QUE SOMOS SALVOS, É PODER DE DEUS: todo o que aceita a Jesus Cristo como salvador está a salvo. Essa aparente simplicidade e desconcertante amorosidade deixam qualquer um “muito doido”; porque – a rigor – a gente pensa que um cipoal de “sacrifícios”, “desencapetamentos”, “unções-de-última hora” e “quebras-de-maldições” são necessários (aliás, imperativos!) para que o mortal atinja a imortalidade. Nada mais falso! O meu leitor – cuja inteligência está acima da média – deve fugir dessas arapucas que pregam a mentira, a fim de engordarem os seus bois, as suas vacas,  os seus puxa-sacos, e que tais. Liguem os fios!

Pregamos o evangelho puro e simples: Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo, prepara e leva o crente para o céu. O que passar disso só pode(rá) vir de um cabra muito doido e bom de levar umas chicotadas, e bom de ser amarrado de cabeça pra baixo até confessar o pecado e fazer voto de que nunca mais vai pregar heresias; o que passar disso só pode(rá) vir de um cabra que merece ser pendurado no armador, de cabeça pra baixo e levar uma surra de toalha molhada (pois não deixa marcas no corpo…) até dizer que vai voltar à Escola Bíblica Dominical, e que nunca mais vai falar mal dos irmãos e do pastor da Igreja…

– Esquizofrênico, alguém acaba de gritar bem atrás de mim!

Que Deus tenha piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br