Toscania-Itália

Cantares 2.12

Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.

Vale lembrar que o Girassol é planta de origem norte-americana (Sunflower) e que é uma típica heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. E segundo a crença popular (e milenar!) o girassol simboliza calor, vitalidade, lealdade e felicidade. Diz-se que se numa casa – onde more uma mulher grávida – forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será do sexo masculino!

Corria o ano de 1968, e eu contava 6 anos de idade, e morava em um bairro pobre da periferia de Fortaleza. Tive o meu primeiro encontro com os girassóis – e nunca mais esqueci! E tudo foi assim: minha mãe era costureira e amiga de uma gentil e caridosa senhora que morava em bonita e ajardinada casa à esquina de nossa rua. Todos sabíamos que ela era a mais rica do bairro, e que, agora, era cliente e amiga de minha mãe, que lá costumava ir entregar as roupas. Enquanto as duas mulheres conversavam, eu me perdia – literalmente – eu me perdia em meio aos majestosos girassóis que circundavam a casa… Deus do céu! como eram lindos! A visita era sempre terminada com um café e delicioso bolo de chocolate, razão de eu ser chamado à mesa.

Ih, o pastor está nostálgico hoje! – ouvi isso de uma leitora.

APARECEM AS FLORES NA TERRA: a tresloucada vida de hoje nos impede de perceber as flores na terra. Já não há tempo para as flores, e não mentiria se dissesse que pouco tempo há até mesmo para as pessoas!  Que triste coisa essa é! E que coisa triste é essa que nos impede de ‘sentir’ o tempo de cantar (cf. Eclesiastes 3), de dar graças, de reconhecer o agir de Deus em nossas vidas. Nem sempre compreendemos tudo. Jesus nos lembra: ” {…} olhai os lírios do campoMateus 6.28 . 

A VOZ DA ROLA OUVE-SE EM NOSSA TERRA: certamente ouve-se a voz do pássaro com maior facilidade do que sente-se a presença – e importância – das flores. Deus criou os dois para serem cuidados pelo ser humano. Ter um espírito perceptivo deve(ria) ser também uma preocupação do cristão.

Na próxima vez em que meu leitor estiver diante de flores e pássaros, lembre-se deste texto – e dê graças a Deus.

Que Deus tenha piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br