rainy

“Que desgraça ser pai de um filho malcriado! E se é filha, a desgraça não é menor” (Eclesiástico 22.3)

Dentre os livros apócrifos, Eclesiástico é um dos meus favoritos. Há textos muito interessantes, como este verso acima.

O desejo de ser pai e/ou mãe é natural e legítimo entre todos os humanos. A chegada do rebento é motivo de profunda alegria. Celebrações há em família e entre amigos. Batizados e/ou apresentações na Igreja, dependendo da vertente cristã dos pais.

Mas, chega a hora da educação: da creche, da escolinha, do início de um convívio social e, aí, todo o cuidado é pouco. Escolher bem onde por o filho é fundamental. Escolher mal trará consequências desastrosas e desgraçadas.

Também não adianta unicamente “jogar” o filho na melhor creche-escola e pensar que tudo está feito! A verdadeira educação começa em casa. Sem amor, sem carinho, sem atenção ao filho, os pais estarão criando um “delinquente de luxo”, passageiro de um transporte escolar…

Portanto, acompanhe a educação de seu filho. Participe das reuniões na escola. Veja as notas dele. Elogie, elogie sempre o que ele fizer e vier lhe mostrar com grande alegria e expectativa. Ele espera uma palavra sua de incentivo. Quando necessário, chame a atenção dele para uma correção de nota – e rumo! Faça isso em particular; não diante de amigos dele. Respeite seu filho. Não seja estúpido!

Ter um filho malcriado é uma desgraça. Ter um filho bem criado é benção pura!

Depois da leitura deste artículo, ore por seu filho.

Paulo César Sampaio
Pastor e pai de 2 filhos-bençãos
5585 9982 1165 mobile
Skype      pcesarsampaio
E-mail:     paulocesar@benedictus.com.br

https://www.facebook.com/pcesarsampaio