Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada (Gálatas 2.6).

O velho e sapientíssimo apóstolo `Paulo tinha sido influenciado pelo seu mentor – Rabino Gamaliel, mestre e doutor da Lei. No entanto, após a conversão ao Cristianismo, Paulo não se deixou influenciar por nenhum dos apóstolos! E isso é muito curioso!

Verdade seja dita, houve ocasiões em que Paulo teve de repreender Pedro e outros ‘influentes apóstolos’ pelo seu comportamento errático diante da Igreja! Ousadia, coragem ou loucura de Paulo?! Como alguém fora do ‘círculo dos 12 apóstolos’ pôde ser tão corajoso? Resposta do próprio Paulo: “tais homens influentes não me acrescentaram nada”.

O que a gente aprende com esse verso de Paulo?

  1. Paulo também era apóstolo;
  2. Para Paulo, os ‘influentes’ não faziam nenhuma diferença;
  3. Deus, de fato, não julga pela aparência;
  4. A espiritualidade de Paulo – sua formação teológica e filosófica proporcionavam a ele uma capacidade de análise e de compreensão únicas.

Hoje em dia há quem se nomeie ‘influencer’ (influenciadores digitais). E, pior dos mundos, há quem se deixe influenciar! Há quem tome qualquer atitude somente depois de ouvir o seu ‘influencer-guru’… Triste mundo esse de quem se abstém de pensar, de estudar, de analisar, de ver os prós e os contras das questões.

Não – não estou negando que, de certa forma, sofremos influências de outrem. O que considero deplorável é alguém se deixar dominar, se deixar possuir, se deixar guiar inteiramente pelo pensamento alheio!

Aparências – nada mais.

Deus tenha piedade de nós.

PCSampaio

5585 9 9982 1165 WhatsApp

20461143372 PIX COOPERE COM ESTE NOSSO MINISTÉRIO