Salmos 37:35

Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

Poder (do Latim potere) é a capacidade de mandar, de agir, de determinar e de exercer soberania sobre coisas e pessoas.

Fica sabido que o poder não é intrinsecamente mau, como não é mau o dinheiro. Desde que mundo é mundo que o ser humano busca o poder, e para isso pode(rá) matar o seu próprio irmão, ou pai ou mãe – ou os dois juntos! A isso a gente vê todos os santos dias na TV, e na mídia em geral. A malignidade está no uso(fruto) do poder. Se exercido de forma legítima, o próprio Deus – que é Todo-Poderoso – reconhece e abençoa aquele que está na liderança. Se esse mesmo poder é exercido de forma autoritária-imperialista, então estará sujeito a ser confrontado e tomado por via democrática, ou não! A história prova isso de forma irrefutável.

Jesus Cristo transformou o poder que ele tinha, tem e sempre terá, em serviço. Esvaziou-se da divindade para assumir a humanidade e, assim, redimir o homem de sua perdição. Cristo é o exemplo maior de poder exercido em serviço. Poder para servir, e não para ser servido! De fato, o poder confere autoridade, mas o serviço confere algo ainda melhor –  a respeitabilidade – isto é,  estima e admiração daqueles liderados. O santo Evangelho confere poder e autoridade morais, que transformados em ações concretas, podem modificar o curso da história de um povo.

VI O ÍMPIO COM GRANDE PODER: para ficarmos em nosso país – o Brasil – o poder tem sido exercido com imensa corruptibilidade desde o “descobrimento” em 1500. Alguém já disse que a corrupção atravessou o Atlântico nas caravelas, aqui desembarcou, e nunca mais retornou! Dito de outra forma,  o poder não se transformou em serviço na terra-brasilis, e pagamos alto prêço até hoje. No entanto, não estamos “predestinados à ruína” até a morte! não, isso não! Se há mau governo, ele deve ser derrubado, pelas vias democráticas. No âmbito religioso cristão, muitos fariseus hipócritas se assentaram na cadeira de Moisés, e deveriam ser também de lá removidos.

ESPALHAR-SE COMO ÁRVORE VERDE NA TERRA NATAL: eis que vos conto um mistério: em uma antiga matinha fechada, próxima à minha casa, o seu proprietário resolveu derrubá-la e limpar tudo. Assim fez. Nada plantou e lá deixou. Viajou e passou longo tempo fora. Ao retornar, percebeu a existência da matinha, de novo!  Ele havia derrubado tudo, mas deixado as raízes; e elas renovaram e a matinha se refez. Assim é o mau: se faz e se refaz , a não ser que seja extirpado pela raiz – pela raiz.

O poder é para servir – e não para ser servido.

Que Deus tenha piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br