Hay gobierno? Soy contra!

Salmos 37:35

Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

Poder (do Latim potere) é a capacidade de mandar, de agir, de determinar e de exercer soberania sobre coisas e pessoas.

Fica sabido que o poder não é intrinsecamente mau, como não é mau o dinheiro. Desde que mundo é mundo que o ser humano busca o poder, e para isso pode(rá) matar o seu próprio irmão, ou pai ou mãe – ou os dois juntos! A isso a gente vê todos os santos dias na TV, e na mídia em geral. A malignidade está no uso(fruto) do poder. Se exercido de forma legítima, o próprio Deus – que é Todo-Poderoso – reconhece e abençoa aquele que está na liderança. Se esse mesmo poder é exercido de forma autoritária-imperialista, então estará sujeito a ser confrontado e tomado por via democrática, ou não! A história prova isso de forma irrefutável.

Jesus Cristo transformou o poder que ele tinha, tem e sempre terá, em serviço. Esvaziou-se da divindade para assumir a humanidade e, assim, redimir o homem de sua perdição. Cristo é o exemplo maior de poder exercido em serviço. Poder para servir, e não para ser servido! De fato, o poder confere autoridade, mas o serviço confere algo ainda melhor –  a respeitabilidade – isto é,  estima e admiração daqueles liderados. O santo Evangelho confere poder e autoridade morais, que transformados em ações concretas, podem modificar o curso da história de um povo.

VI O ÍMPIO COM GRANDE PODER: para ficarmos em nosso país – o Brasil – o poder tem sido exercido com imensa corruptibilidade desde o “descobrimento” em 1500. Alguém já disse que a corrupção atravessou o Atlântico nas caravelas, aqui desembarcou, e nunca mais retornou! Dito de outra forma,  o poder não se transformou em serviço na terra-brasilis, e pagamos alto prêço até hoje. No entanto, não estamos “predestinados à ruína” até a morte! não, isso não! Se há mau governo, ele deve ser derrubado, pelas vias democráticas. No âmbito religioso cristão, muitos fariseus hipócritas se assentaram na cadeira de Moisés, e deveriam ser também de lá removidos.

ESPALHAR-SE COMO ÁRVORE VERDE NA TERRA NATAL: eis que vos conto um mistério: em uma antiga matinha fechada, próxima à minha casa, o seu proprietário resolveu derrubá-la e limpar tudo. Assim fez. Nada plantou e lá deixou. Viajou e passou longo tempo fora. Ao retornar, percebeu a existência da matinha, de novo!  Ele havia derrubado tudo, mas deixado as raízes; e elas renovaram e a matinha se refez. Assim é o mau: se faz e se refaz , a não ser que seja extirpado pela raiz – pela raiz.

O poder é para servir – e não para ser servido.

Que Deus tenha piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br

 

1 Comment

  1. I could not resist commenting. Exceptionally well written! I lovge iit when individuals geet togetherr and sare views.

    Great site, stic wityh it! I have ben surfing onine morre thqn 3
    hours today, yeet I nevfer found any interestinng articlpe like yours.
    It is pretty worfth ehough forr me. In myy opinion, iif all webmasters annd bloggers
    ade good content aas youu did, thhe nnet wikl bbe a lot mofe usefl than evdr before.
    http://foxnews.net

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2017 Benedictus

Theme by Anders NorenUp ↑