João 16

13  Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

14  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

15  Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

 

A Igreja crê na Trindade porque foi revelada pelo próprio Cristo. Essa verdade absoluta foi tratada e definida no Concílio de Nicéia, ano 325 AD, com a participação de 318 bispos de todo o mundo. Desde esse tempo, inimigos – dentro do próprio Cristianismo! – têm-se levantado para negar essa pedra basilar-fundacional de nossa religião. Até hoje, século XXI, na terra-brasilis, diversos grupos negam a Trindade; no entanto, para delírio deles, muitos trinitarianos cantam suas músicas e lêem seus textos (quem lê, entenda!).

Deve-se afirmar que, a dificuldade para compreender o mistério da Trindade é um argumento a favor, e não contra a sua verdade! Do lado de cá desse mundinho nosso, jamais – repito – jamais iremos compreender a Trindade em sua completude e concretude. Deus existe, e é um e múltiplo ao mesmo tempo. Nele, a unidade e diversidade se encontram, se fundem, e se dão a conhecer. Pode-se, naturalmente, não aceitar essa realidade – e pregar contra ela. Todavia, uma verdade não deixa de sê-lo porque alguém lhe nega! Deus é amor, portanto não pode ser um Deus solitário! Amar implica outro e/ou outrem! Há um que ama, um que é amado e algo (ah, o amor!) que os une.

Êitaaaa pastor! o senhor está “teológico demais” hoje! Será!? Então, tá! Façamos assim:

  1. Creiamos em Deus Pai todo-poderoso;
  2. Creiamos no unigênito Filho de Deus – a saber: Jesus Cristo;
  3. Creiamos no enviado do Pai e do Filho – a saber: o Santo Espírito.

Seguimos juntos & misturados, iguais & diferentes. Afinal, toda unanimidade é burra!

PCSampaio

Pastor e radialista em http://www.radiobenedictusfm.com

5585 9 9982 1165 WhatsApp DUO

Skype pcesarsampaio

Email paulocesar@benedictus.com.br